As cidades consomem recursos naturais e produzem intensos danos ambientais.
Nas grandes cidades estes efeitos tornam-se maiores à medida que as cidades crescem. Poluição sonora, do ar, do solo e da água, enchentes, deslizamentos de encostas, elevação da temperatura, baixa umidade atmosférica já afetam as grandes cidades.
Mais de oitenta por cento da população brasileira vive hoje nas áreas urbanas e a tendência é de maior intensificação da urbanização.
O crescimento das cidades não afeta apenas a área urbana. As regiões próximas são afetadas pelos aterros de lixo e pela poluição dos cursos de água. As necessidades de produção de alimentos, insumos, combustíveis e energia provoca degradação ambiental até em remotas regiões do país como nas usinas hidrelétricas, nas áreas de mineração, de extração de madeira e de produção de alimentos de origem animal. Todo o planeta se ressente dos danos ambientais provocados pelas grandes cidades.
Providências precisam ser tomadas agora para evitar um futuro sombrio.
O que pode ser feito para se evitar os problemas ambientais que as cidades enfrentam agora e como prepará-las para um futuro mais saudável, mais seguro e mais econômico? Como tornar as cidades cada vez mais sustentáveis?
Respostas a estas questões e as aplicações práticas que produzam efeitos agora e nos prepare para o futuro e intensifiquem o processo de desenvolvimento de uma consciência ambiental são os objetivos do Projeto Cidades Verdes.
A ideia é promover concursos para várias categorias como pessoas individualmente, pequenos grupos, associações de bairro, condomínios, empresas comerciais e de serviços, supermercados, shopping centers, escolas e universidades, clubes e órgãos públicos. A finalidade dos concursos é promover a conscientização e a ação para que se obtenha resultados positivos a curto, médio e longo prazos.
Com a ajuda das universidades e dos institutos científicos pretendemos desenvolver a Certificação Ambiental das Edificações com os níveis Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Platina, pelo estabelecimento de normas e padrões a serem adotados para a avaliação e criar o órgão certificador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário